Aprosoja leva discussão do Fethab Regional para o interior

Aprosoja leva discussão do Fethab Regional para o interior

Natacha Wogel

A diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) tem levado o debate sobre a possível implantação do Fethab Regional até sua base, nas quatro regiões produtoras do estado. Nesta segunda-feira (30), a equipe esteve em Rondonópolis e Primavera do Leste e, com isso, completou visita em oito munícipios, além de Cuiabá. 
 
O Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) Regional foi aprovado pelo Conselho Diretor do Fethab, no dia 16 de março, e prevê, segundo o Governo, investimentos de aproximadamente R$ 2,7 bilhões em sete anos, pulverizados em nove regiões. Com ele, o repasse dos produtores também aumentaria, passando a ser o dobro do valor atual.  
 
O objetivo dos encontros da Aprosoja é preparar os associados para as audiências públicas que serão realizadas pelo Governo do Estado. Apesar de ainda não haver um calendário oficial, a entidade entendeu que os produtores precisam compreender o que é o Fethab Regional e quais serão seus reflexos, casa seja implementado. 
 
“A ideia é que eles não sejam pegos de surpresa. Por isso mesmo, estamos abordando o plano de investimentos que o Governo elaborou e escutando as principais demandas de cada Região. Assim, na hora em que o debate público ocorrer, eles estarão bem fundamentados”, explica o diretor executivo, Wellington Andrade. 
 
Segundo o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, os encontros têm ido além do esperado. “Os produtores estão dando diversas sugestões para incluir no plano de investimentos e esse ponto é muito interessante e importante. Tudo que estamos colhendo na base será informado ao Governo do Estado, para que ele tenha compreensão dos atuais gargalos”, disse. 
 
A importância do tema também tem sido avaliada pelo número de participantes. Na última sexta-feira (27), por exemplo, mais de 170 pessoas participaram da reunião em Água Boa, na Região Leste. 
 
Nesta semana, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, também está participando das discussões. 
 
As Rodadas – Até o momento, a Aprosoja passou por Cuiabá (12/05), Tangará da Serra (16/05), Juína (16/05), Sapezal (17/05), Cáceres (17/05), Sorriso (18/05), Água Boa (27/05), Rondonópolis (30/05) e Primavera do Leste (30/05). Para encerrar, faltam os municípios de Confresa e Alta Floresta, que serão visitados em data ainda não definida. 
 

Isa Sousa

Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: [email protected]


Notícias