Holandeses conhecem Soja Plus em Mato Grosso

Holandeses conhecem Soja Plus em Mato Grosso

Três representantes da Nevedi (Associação Holandesa da Indústria Alimentícia) e da Associação Holandesa de Produtores de Margarinas e Óleos (MOV) estiveram na Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em Cuiabá, na última sexta-feira (3).

Na ocasião, o grupo teve oportunidade de entender um pouco mais sobre o Soja Plus, programa de melhoria contínua em propriedades rurais. Desenvolvido pela Aprosoja, em parceria com a Associação das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Soja Plus foi implantado em 2011 e desde então serviu de modelo para desenvolvimento em Mato Grosso do Sul, Bahia e Minas Gerais.

Atualmente, há conversações entre a Aprosoja e a Fefac (Federação Europeia dos Fabricantes de Rações), da qual a Nevedi é membro, para realizar um memorando de entendimento entre Mato Grosso e Europa.

“A sustentabilidade é um dos principais pontos quando discutimos soja para a Europa e consideramos essa aproximação como interessante e fundamental para a Aprosoja”, destaca a analista de projetos, Cristiane Sassagima.

Pés na terra - Além de conhecer a parte “teórica” do Soja Plus, o grupo de holandeses visitou uma propriedade rural e teve a oportunidade de conhecer na prática as ações do programa. O grupo esteve na Fazenda Santa Rosa, no município de Campo Verde, do diretor administrativo da Aprosoja, Alexandre Schenkel.

“Na fazenda, eles puderam entender melhor as ações do Soja Plus. Conheceram a parte estrutural da fazenda, como as de bem-estar e conforto dos funcionários, estruturas de acondicionamento seguro de máquinas e materiais, Visitaram a área de Reserva Legal, conheceram rapidamente, como funciona o sistema de produção da propriedade e a história da família Schenkel”, afirma Cristiane Sassagima. 

Camila Bini

Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: [email protected]


Notícias