ARMAZÉM PARA TODOS

ARMAZÉM PARA TODOS


De iniciativa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a Campanha Armazém Para Todos tem o objetivo de incentivar a construção de silos em propriedades de pequeno e médio porte no Estado. A ação visa mudar a realidade do maior produtor de grãos do país: o déficit de armazém.

O SIMULADOR desenvolvido pela Aprosoja MT atesta que produtores rurais que possuam qualquer tamanho de área têm viabilidade para a construção de armazém, com estrutura proporcional ao que produz, com retorno do investimento em até cinco anos.Armazéns pertencentes aos produtores podem ser vistos como um fator estratégico para a venda, pois permite que a comercialização seja realizada em momento oportuno e de melhores preços. Além de ser garantia para safras em que o tempo interfere na colheita dos grãos. Garante ainda a segurança alimentar e a soberania do Brasil, que tem estoques mantidos em casos de crises.  

Acesse o simulador Planejamento de investimento em armazenagem.

Ante o cenário de crédito rural que registra escassez de recursos públicos e privados, juros altos e elevada exigência documental é fundamental ter um bom planejamento. Para isso é necessária a reunião dos documentos indicados, de acordo com as particularidades de cada produtor.

    1º passo: Documentação pessoal

    • RG, CPF ou CNH;
    • IRPF (declaração e recibo);
    • Inscrição Estadual com no mínimo 1 ano do início na atividade;
    • Certidão negativa de Débitos da Receita Federal;
    • Certidão de casamento (caso seja casado) ou nascimento (solteiro);
    • CPF, RG ou CNH do cônjuge (caso seja casado);
    • Certidão Negativa de Débito do IBAMA;
    • Comprovante de endereço atualizado.

     

    2° Passo: Documentação dos imóveis que serão beneficiados com a implantação do armazém e que gerarão a receita para o pagamento do mesmo

    • Matrícula (dentro do prazo de 1 ano);
    • CCIR (com a matrícula atualizada ou matrícula anterior desde que conste no registro);
    • Recibo do CAR (precisa estar ativo ou analisado);
    • APF válida;
    • Contrato de arrendamento, parceria ou anuência com prazo do investimento (se for área de terceiros)

     

    3° Passo: Documentação da garantia

    • Matrícula (dentro do prazo de 30 dias);
    • Recibo do CAR (ativo ou analisado);
    • CCIR;
    • Certidão Negativa de Débito do Imposto Rural – ITR.

     

    4° Passo: Documentos da construção

    Se forem financiados somente as máquinas e equipamentos:

    • Layout dos equipamentos;
    • Orçamento (todos os maquinários devidamente financiáveis pelo BNDES).

     

    Se houver construção civil:

    • Cronograma físico-financeiro;
    • ART Eng. Civil;
    • Memorial descritivo;
    • Projeto civil;
    • Planta baixa;
    • Orçamentos de obra civil – com valores, quantidades, medidas discriminadas.

     

    Todos os documentos devem estar assinados e válidos.

     

    Caso seja pessoa Jurídica ou Cooperativa se altera apenas o primeiro passo:

    1° Passo: Documentação da pessoa Jurídica

    • Contrato social consolidado ou o requerimento de empresário, juntamente com as alterações ocorridas;
    • Balanço patrimonial dos três últimos exercícios financeiros encerrados, acompanhado da Demonstração de Resultado do Exercício – DRE e do Balancete atualizado (defasagem máxima de 90 dias);
    • Quadro de dívidas;
    • Comprovante de endereço atualizado (máximo 90 dias).

     

    Dos sócios (PF) - segue o roteiro da pessoa física.

    Ou

    1° Passo: Documentação da Cooperativa

    • Ato constitutivo da entidade;
    • Estatuto e alterações estatutárias ocorridas nos últimos cinco exercícios, observada a data de constituição da entidade;
    • Ato de designação/eleição da diretoria atual;
    • Ata de Aprovação dos Demonstrativos financeiros pelo Conselho Fiscal, se for o caso;
    • Balanço patrimonial dos três últimos exercícios financeiros encerrados, acompanhado: Demonstração de Resultado do Exercício – DRE

    Da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL;

    Das Notas Explicativas;

    Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC.

    • Balancete atualizado (defasagem máxima de 120 dias);
    • Parecer de auditoria independente para FATURAMENTO acima 500 mm;
    • Quadro de dívidas;
    • Comprovante de endereço atualizado (máximo 90 dias).
       

    Dos Dirigentes (PF): segue o roteiro da pessoa física.

    Caso a PJ ou a Cooperativa seja iniciante na atividade é necessário que os sócios/dirigentes tenham experiência e estejam ativos na atividade agrícola. Para isso exigirá ainda que tenham uma composição a mais de garantias como aval dos sócios/dirigentes.

    Acesse o site:

    www.armazemparatodos.com.br

    Dúvidas: [email protected]