Vazio sanitário chega ao fim e Aprosoja orienta sobre plantio
Vazio sanitário chega ao fim e Aprosoja orienta sobre plantio
O vazio sanitário da soja em Mato Grosso termina nesta terça-feira (15). Neste ano, o período de proibição da presença de plantas vivas de soja e do plantio da cultura no estado teve início no dia 6 de junho. A proibição é uma medida fitossanitária, principalmente para prevenção e controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), doença que atinge a lavoura e é disseminada a partir de plantas vivas, servindo de ponte verde entre uma safra e outra.
Para orientar os agricultores, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) divulgou no dia 1º de setembro informe técnico com alertas necessários neste início do plantio. A entidade lembra que o Estado ocupa o primeiro lugar nacional em produção de soja (31%) e milho (42%). Para sucesso na produção, no entanto, é necessário seguir as orientações. Para acessar o informe, clique AQUI.
Além do informe, outra medida fundamental durante 2015 foram as rodadas técnicas, realizadas com o objetivo de verificar incidência de pragas e doenças durante o vazio sanitário. Foram visitadas pelo PhD em Fitopatologia, José Tadashi, e pelo analista técnico da Aprosoja, Eduardo Vaz, lavouras em municípios das regiões Norte, Oeste e Sul de Mato Grosso, nos meses de junho, julho e setembro.
Em todas as ocasiões, a equipe encontrou soja guaxa com ferrugem asiática. Pelas chuvas iniciadas em setembro, a última rodada verificou também sojas em diferentes estágios fenológicos, de recém germinadas a pleno enchimento de grãos.
Para Tadashi, a germinação da soja justifica o alerta de ferrugem asiática. “Na Bolívia, eles começam a plantar nos meses de julho e agosto. Ou seja, a ferrugem chega lá antes, o que faz com que ela também tenha a tendência de chegar aqui bem antes. Aliado aos ventos da Região Sul do Brasil, isso pode comprometer o produtor mato-grossense. O recado é que todos tenham atenção redobrada neste início de plantio”, explica.
Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: [email protected]