Produtores podem denunciar via 0800 descumprimento do Vazio Sanitário

Produtores podem denunciar via 0800 descumprimento do Vazio Sanitário

Ascom Aprosoja

Os produtores rurais de Mato Grosso que desejarem fazer denúncias quanto a possíveis descumprimentos do Vazio Sanitário, o período proibitivo de plantio de soja, contam com um 0800 neste ano. O canal de comunicação é de responsabilidade do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). O número é 0800 647 9990.
 
De acordo com a instituição, o canal de comunicação já funcionava como uma Ouvidoria, porém, em 2015 decidiu-se também direcionar as ligações para casos do não cumprimento do Vazio. O produtor rural não precisa se identificar ao fazer a ligação. 
 
Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, cada denúncia será investigada e o denunciante receberá um retorno sobre o caso. O 0800 é uma ferramenta simples e também imediata, que deve auxiliar o órgão, responsável por fiscalizar as propriedades rurais, durante este período. Aqueles produtores que porventura estiverem descumprindo a lei, serão punidos com multas. 
 
Importante: Segundo a Portaria Conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) n°50/2015, excepcionalmente para a safra 2015/16 as datas limites da soja para o estado de Mato Grosso serão até 15 de janeiro de 2016 no caso de semeadura e o prazo para realizar a colheita vai até 20 de maio de 2016. No caso de plantas voluntárias o prazo para a destruição encerra dia 15 de junho, quando inicia o Vazio Sanitário que se estende até 15 de setembro. 
 

Isa Sousa

Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: [email protected]


Notícias