Painéis movimentam manhã no Fórum Soja Brasil

Painéis movimentam manhã no Fórum Soja Brasil

Os painéis técnico e político do Fórum Brasil movimentaram a manhã de quinta (29) na sede da Fazenda Sementes Adriana, no sul de Mato Grosso, onde ocorre a Abertura Oficial da Colheita da Soja da Safra 2014/2015. Centenas de produtores da região acompanharam as palestras sobre qualidade de sementes e os rumos do atual governo federal para a agropecuária brasileira. Autoridades técnicas e políticas demonstraram preocupação e os caminhos para vencer os desafios pertinentes aos temas.

O que esperar do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff concentrou o debate e animou os participantes durante a segunda metade da manhã, com todas as discussões transmitidas ao vivo pelo Canal Rural a todo o país. O deputado federal Marcos Montes, atual presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), lembrou que o Ministério da Agricultura ainda é considerado como de segundo escalão e que o trabalho tem que ser feito com o apoio das entidades para elevá-lo ao primeiro escalão. “Nós temos que ter um Ministério da Agricultura que fale por nós, que nos represente. Eu acredito que a agricultura terá força política com a ministra Kátia Abreu, conhecedora do setor”, afirmou.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Ricardo Tomczyk, enfatizou a importância de se estreitar as relações entre o setor e o governo, com pragmatismo, não com discurso acalorado, sobretudo quanto ao processo eleitoral de 2014. “Precisamos é de muito trabalho. Não podemos ficar olhando para o retrovisor. Temos certa apreensão, mas é importante um trabalho para construir essas pontes entre o setor e o Ministério da Agricultura”, ponderou.

O painel ainda contou com a participação do deputado federal por Mato Grosso, e membro da diretoria da FPA, Nilson Leitão, o vice-presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz.

SEMENTES – Na primeira metade da manhã, o presidente da Embrapa Soja, João de Barros França Neto, apontou a semente como a verdadeira matéria-prima da lavoura da soja, o que considera fundamental para garantir o sucesso da produção. “Assim, o produtor precisa garantir uma matéria-prima de excelente qualidade, o que vai gerar uma planta de alta produtividade. Já se o produtor teima em economizar, corre o risco de provocar um tremendo desastre”, destacou.

Para o pesquisador, quatro fatores são essenciais às sementes: qualidade fisiológica, qualidade sanitária, qualidade física e genética. “São os quatro componentes que a semente tem que ter para garantir a uniformidade do crescimento da lavoura”, ponderou.

Ricardo Tomczyk informou que, na atual lavoura, a qualidade das sementes foi uma das questões que mais afligiram o produtor do Estado. “Nós tivemos um ano muito complicado com relação às sementes, muitos produtores fizeram relatos das mais variadas regiões do Estado e houve custos adicionais por conta da necessidade do replantio. Assim, nós pensamos por bem trazer esse tema para o debate para identificarmos o problema e trazermos soluções”.

Na sequência da programação, será aberta a colheita às 14h30, com a participação do vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, na lavoura da fazenda. ​

Priscilla Vilela

Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: [email protected]


Notícias