Mulheres que fazem diferença reforçam seu protagonismo do agro de Mato Grosso
A Aprosoja MT comemora 20 anos destacando atuação das mulheres com destaque para trajetórias inspiradoras
Em seus 20 anos de história, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) tem sido um pilar essencial para o fortalecimento do protagonismo feminino no agronegócio, com mulheres se destacando em posições de liderança. E a Aprosoja tem sido fundamental nesse processo, proporcionando as ferramentas e o apoio necessários para que sua presença no agro se amplie cada vez mais.
A vice-presidente sul da Aprosoja MT, Laura Nardes conta que sua entrada no setor aconteceu após a decisão de deixar a carreira como professora universitária e vir para o Mato Grosso, quando começou a se envolver com a administração da propriedade rural.
"Formei-me em literatura e estava trabalhando na universidade até o momento em que senti a necessidade de acompanhar meu marido, agrônomo, trabalhando a terra aqui no Mato Grosso. A partir daí, eu troquei as letras pelos números, porque passei a atender o escritório, na comercialização, financeiro, acompanhando jurídico, fiscal, e me tornei dessa forma uma mulher do agro também", conta Laura.
Como muitas mulheres no setor, Laura, que esteve presente nos processos de fundação da Aprosoja MT, enfrentou desafios e contou que apesar deles, o reconhecimento veio naturalmente com trabalho e dedicação.
“Os principais desafios dessa jornada, além de ser algo novo, que eu precisava estudar a matéria, foi como todas as mulheres enfrentar o que nós podemos chamar de preconceito. Quando nós viemos, no final dos anos 90, aqui a resistência era maior, porque estava tudo começando. Como em toda a evolução cultural, social, econômica, desenvolvimentista, também a mulher entrou nessa lida, entrou na agropecuária e começou a galgar o sucesso dentro da sua vocação, mas essa parte aí não me deu maiores trabalhos e o reconhecimento se deu porque à medida que mostramos empenho, que mostramos trabalho e que adquirimos competência, o reconhecimento vem, isso é algo natural”, explicou.
Para a vice-presidente sul, a Aprosoja MT tem sido essencial em tornar possível a entrada de mais mulheres no agro. “Um dos fatores que hoje nos faz ter um número considerável de mulheres trabalhando, estudando, se profissionalizando dentro do agronegócio, se deu pela Aprosoja Mato Grosso que propicia a mulheres e homens a Academia de Liderança, uma forma de abrir horizontes, de traçar metas e de conquistar o pódio”, disse Laura.
Além de Laura, Daiana Costa Beber, delegada coordenadora de Nova Mutum, também representa o crescente protagonismo das mulheres na Aprosoja MT.
Daiana cresceu em uma família com forte vínculo com a agricultura, mas foi após um momento delicado, que ela retornou ao campo.
"Desde a infância, a agricultura esteve presente na minha vida, vi de perto as dificuldades e os desafios que o setor enfrenta, as incertezas do clima, as oscilações de mercado, as pragas inesperadas e as crises, mas ao mesmo tempo, testemunhei a força, a resiliência e a paixão daqueles que vivem do agro. Apesar dessa conexão profunda, em determinado momento eu decidi seguir um caminho diferente, me graduei em direito, me especializei e pensava em seguir uma carreira exclusivamente jurídica, mas uma tragédia familiar me trouxe de volta ao negócio da família. Em razão do falecimento de um dos meus irmãos, eu retornei. O retorno não foi fácil, mas eu tive ao meu lado a presença e os ensinamentos do meu pai, ensinamentos esse que ele acumulou nas suas várias décadas de experiência”, contou a produtora.
Ao voltar para a lida, Daiana teve que se adaptar rapidamente à gestão do negócio e assumir a responsabilidade pela continuidade do legado familiar. Ela reconhece que esse processo não foi fácil, mas que, com persistência e aprendizado, encontrou seu lugar. "Com o tempo fui assumindo mais responsabilidades, até chegar no cenário mais desafiador, em que eu tinha que assumir a responsabilidade da continuidade é um legado construído ao longo de gerações. Tive que observar, aprender muitas coisas, estruturar mudanças necessárias, mas acima de tudo conquistar a confiança necessária para tomar as decisões certas. Houve momentos de incerteza, de dúvidas sobre a capacidade de superar os desafios que se apresentavam, mas com persistência e aprendizado contínuo fui encontrando o meu caminho. Foi nesse retorno que acabei redescobrindo o meu verdadeiro lugar", conta Daiana.
A delegada, que tem trabalhado pelo núcleo de sua cidade, acredita que a Aprosoja MT teve um papel fundamental nesse processo, proporcionando informações valiosas e capacitações que a ajudaram a crescer profissionalmente.
“Nessa trajetória, a Aprosoja Mato Grosso desempenhou um papel fundamental, ela me propiciou acesso a informações relevantes e estratégicas que foram essenciais para o desenvolvimento da minha visão de negócio, além de capacitações que também foram relevantes. E as iniciativas que são realizadas pela entidade com foco no fortalecimento da representatividade dos produtores foram diferenciais que me ajudaram a crescer e a tomar decisões mais embasadas", afirma Daiana.
Daiana também destaca como a Aprosoja MT contribui para o reconhecimento e a evolução das mulheres no setor. Ela acredita que a crescente presença feminina entre os delegados da associação é um reflexo de um reconhecimento real da atuação das mulheres no agronegócio. "O que a crescente presença feminina entre os delegados eleitos da entidade demonstra é que há um reconhecimento da atuação dessas mulheres e um fortalecimento da atuação delas", diz Daiana.
Ela acredita que a associação tem garantido um ambiente mais inclusivo e paritário, o que contribui para a maior participação das mulheres nas tomadas de decisões. "A Aprosoja MT tem sido um suporte essencial, tanto para aquelas mulheres que possuem maior inclinação para atuar no financeiro administrativo quanto diretamente no campo", conclui Daiana reforçando os trabalhos desenvolvidos pelas Comissões Técnicas da associação.
Com duas décadas de história, a Aprosoja MT segue mostrando reconhecendo o papel fundamental que as mulheres desempenham no fortalecimento do agronegócio de Mato Grosso. A presença crescente das mulheres, como Laura Nardes e Daiana Costa Beber, nas esferas de liderança da Aprosoja MT é um exemplo claro de que a igualdade de oportunidades no setor agrícola não é apenas uma meta, mas uma realidade crescente.
Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: [email protected]