Missão Europa 2024 da Aprosoja-MT explora avanços logísticos e práticas sustentáveis em centros estratégicos da Holanda
Com foco em inovação, sustentabilidade e logística eficiente, comitiva brasileira realiza visitas a portos, universidades e se reúne com diplomatas na União Europeia
A missão logística Europa 2024 da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) segue com foco em destacar a produtividade do agronegócio brasileiro e suas práticas de preservação e sustentabilidade.
Nesta terça-feira (17), segundo dia da agenda, a comitiva participou de encontros estratégicos, começando com uma visita à renomada Universidade Wageningen (Wageningen University & Research - WUR), reconhecida por sua excelência em pesquisas sobre agricultura sustentável, biotecnologia e manejo ambiental. Além de encontro com o embaixador Pedro Miguel e outros diplomatas da Missão do Brasil junto à União Europeia e visita técnica ao Porto de Roterdã.
Liderada pelo presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, a comitiva destacou a importância da troca de conhecimentos com especialistas europeus, especialmente nas áreas de manejo do solo, redução do uso de químicos e aumento de produtividade com menor impacto ambiental. Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação de um atlas que monitora, há mais de uma década, a produtividade de 13 culturas globais, incluindo a soja, que ocupa mais de 70% da área monitorada.
Os membros da missão também tiveram a oportunidade de conhecer as inovações na gestão de doenças, principalmente fúngicas, como uso de produtos 100% biológicos, uma pesquisa liderada pela especialista Eva de Jonge, que enfatizou a importância dos insetos para a biodiversidade. Durante a visita, Priska Prasetya, Desenvolvedora de Negócios do Plant Sciences Group da WUR, destacou tendências que a Europa tem adotado, como o aumento das fontes de proteína vegetal em substituição às de origem animal, refletindo uma mudança nos hábitos de consumo que impactará diretamente as práticas agrícolas nos próximos anos.
Lucas Beber destacou a relevância dessas interações e aproveitou para apresentar iniciativas da Aprosoja MT, como os centros de pesquisa CTECNO Parecis e CTECNO Araguaia, exemplos de inovação e sustentabilidade que reforçam o papel do Brasil como líder global em práticas agrícolas modernas e ambientalmente responsáveis. “Seguimos na missão logística e, ao mesmo tempo, divulgamos as boas práticas já aplicadas pelos produtores de Mato Grosso. Essas trocas de conhecimento abrem portas para parcerias e aprendizados que podem ser aplicados no Brasil, contribuindo para uma agricultura cada vez mais sustentável e produtiva."
Após a agenda na universidade, a comitiva se dirigiu ao Porto de Roterdã, o maior porto da Europa e um dos principais centros de distribuição de mercadorias no continente. Lá, a comitiva pôde acompanhar de perto o transbordo de uma carga de milho brasileira, que, após ser analisada no rigoroso laboratório do porto, seguiu por uma barcaça através dos canais holandeses até a divisa com a Alemanha. Esse processo, que retira milhares de caminhões das estradas, foi destacado como uma solução eficiente e sustentável, um modelo que pode inspirar melhorias na logística brasileira.
“A logística eficiente que vemos aqui na Europa, com o uso intensivo de canais para o transporte de mercadorias, é um exemplo claro de como podemos evoluir no Brasil. Isso não só reduz custos, mas também contribui significativamente para a produção e para quem consome, com um custo de produto mais barato e também a questão do meio ambiente, com sustentabilidade ao retirar veículos das rodovias e diminuir as emissões de carbono. Essa é uma missão importantíssima e com certeza vamos levar muitas ideias para serem implantadas no Brasil”, destacou Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil.
O coordenador da comissão de logística da associação matogrossense, Mateus Goldoni, destacou a importância de conhecer a estrutura europeia. “Seguimos de barco para conhecer o porto e a logística dessa tão rica estrutura aqui de Roterdã. A experiência é importante para que a gente possa levar o conhecimento para os nossos portos e ver como funciona essas estações de transbordo aqui e como funciona a logística aquaviária de Roterdã”.
Após a visita ao Porto, o diretor do Departamento de Navegação e Fomento do Brasil, Otto Luiz Burlier, também aproveitou para comentar sobre as instalações do laboratório de Roterdã, que analisa amostras de produtos importados e exportados para garantir o cumprimento dos padrões europeus de segurança alimentar. “Estamos visitando hoje o Laboratório de Roterdã, excelente instalação. A gente verifica aqui in loco a excelência deles, a preocupação de ter certeza da origem, a situação de todos os produtos importados e exportados aqui pelo porto de Roterdã”, comentou Burlier.
Neste segundo dia de missão, a comitiva ainda participou de um encontro estratégico com o embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva e diplomatas da Missão do Brasil junto à União Europeia. Uma das pautas da reunião foi a preocupação com os impactos da lei anti-desmatamento da União Europeia nas relações comerciais com o Brasil. O diplomata destacou que a embaixada brasileira já apresentou uma carta formal à União Europeia junto com outros 17 países, abordando essas questões, e que uma resposta oficial é aguardada em breve. O encontro foi visto como uma oportunidade importante para construir pontes e fortalecer o diálogo entre as partes, buscando alinhamentos que possam minimizar os impactos da nova legislação no agronegócio brasileiro.
Parlamentares
O senador Wellington Fagundes, que integra a missão, aproveitou a oportunidade para parabenizar a atuação dos produtores mato-grossenses e destacou a necessidade das ações do poder público para investir no desenvolvimento da logística brasileira. “É importante estarmos aqui para observar como a logística eficiente e sustentável pode ser aplicada em nossos portos e terminais. É necessário também registrar que a Aprosoja está aqui mostrando que o produtor tem que ser competente da porteira pra dentro e da porteira pra fora, é com poder público por isso que eu e a nossa deputada coronel Fernanda, estamos aqui olhando essa logística para levar pro Brasil todos os ensinamentos e aprendizados aqui”, declarou o senador.
A deputada federal por Mato Grosso, Coronel Fernanda (PL) ressaltou a importância de desmistificar a logística para o público em geral, explicando que a missão tem mostrado como o processo de exportação e distribuição é complexo e rigoroso, assegurando que os produtos brasileiros chegam ao destino final com alta qualidade e dentro dos padrões exigidos. “Para mim foi importante entender essa dinâmica da logística. A gente tem que desmistificar isso para a população comum, para que todas as pessoas entendam a importância, a sequência dessa dinâmica, onde ela chega. E aqui eu tive a oportunidade de ver o final dessa logística”, disse.
Já o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal por São Paulo, Arnaldo Jardim (Cidadania), destacou o caráter inovador da visita à Universidade Wageningen, enfatizando a troca de conhecimento com pesquisadores de diversas áreas sobre produtividade, manejo do solo, mecanização e robótica. Segundo o parlamentar, a surpresa dos especialistas ao conhecerem o Centro de Pesquisa da Aprosoja, evidenciou o avanço da entidade brasileira em inovações agrícolas, o que possibilita novas parcerias.
“Todos se surpreenderam quando a Aprosoja apresentou o seu Centro de Pesquisa, isso é bastante inédito, é um orgulho para nós poder apresentar isso, ficou claro que podemos ter muita interação. Aqui, em uma Universidade voltada para a aplicação de pesquisas e para as linhas de produtividade mostrou que dá para ter parceria, e isso é uma coisa de referência para o futuro, ver o que está acontecendo diferente no mundo, e se apresentar também para ele, é esta a oportunidade que estamos tendo aqui”, disse Jardim.
Missão
A missão Europa 2024 da Aprosoja Mato Grosso continua com agendas importantes nos próximos dias, com visitas programadas com foco em logística e reuniões com autoridades e empresas europeias. O objetivo central é fortalecer as relações comerciais e promover o agronegócio sustentável do Brasil.
Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: [email protected]