Evento da Aprosoja ajuda agricultores de Primavera a melhorarem a produtividade

Rodada Técnica da Comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja-MT foi prestigiada por mais de 30 produtores e profissionais do setor

Aprosoja-MT

Produtores de Primavera do Leste receberam, na manhã desta quinta-feira (22.08), a 19ª edição Rodada Técnica da Comissão de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). O evento foi realizado na sede do Sindicato Rural e teve participação de mais de 30 pessoas, dentre produtores e profissionais da área.

A vice-presidente Sul da Aprosoja-MT, Laura Nardes, lembra que a realização do evento é um pedido do núcleo da entidade em Primavera do Leste, pois muitos produtores não têm o tempo necessário para vir nos eventos em Cuiabá. Pensando nisso, a entidade tem levado as informações para os núcleos, onde pode tratar de assuntos específicos de cada região.

As Rodadas Técnicas levam os resultados de pesquisas feitas nos CTECNOs Parecis e Araguaia, que realizam estudos em solos arenosos e siltosos, respectivamente. “A Aprosoja-MT tem uma única finalidade, atender o produtor nas suas necessidades, na sua defesa e no seu aprimoramento técnico, que é o que está acontecendo hoje”, destaca a vice-presidente Sul.

Pioneira na região, Laura Nardes e a família começaram na agricultura em Primavera do Leste na década de 1980. Na época, lembra ela, 30 sacas de soja por hectare era um resultado de se comemorar, pois o solo ainda não estava quimicamente pronto para produzir. Porém, com muito investimento em tecnologias, a região já supera 62 sacas por hectare.

De acordo com a produtora, com pesquisas feitas pelos CTECNOs pela Aprosoja-MT, é possível melhorar muito mais na produtividade da região. “Dá para melhorar ainda mais, sem precisarmos abrir nenhuma área. Nós só precisamos desenvolver a produtividade, tornar a terra cada vez mais fértil e produtiva”, completa ela.

A delegada-coordenadora do núcleo de Primavera, Juliana Barbosa, lembra que o município é um dos grandes produtores de grãos do país, com cerca de 1,1 milhão de toneladas de soja e 1,5 milhão de toneladas de milho. Ela destaca o interesse do público, que participou de mais de 3 horas de palestra com o pesquisador e consultor da Aprosoja-MT, Leandro Zancanaro

“São resultados técnicos de muito estudo e que podem auxiliar o produtor. O pessoal está aí tirando dúvidas, perguntando, de maneira que isso deve aumentar a produtividade, pois está trazendo resultados de pesquisas de solos iguais aos nossos. Essa é uma pesquisa feita dentro da nossa casa, trazendo resultados para que eles possam aplicar nas suas lavouras”, destaca.

Já o produtor Guilherme Callegaro comemorou a realização da Rodada Técnica no município e os conhecimentos trazidos pelo especialista. Guilherme, que também é engenheiro agrônomo, destaca que é necessário estar sempre aprendendo e absorvendo novos conceitos, principalmente os dos CTECNOs Parecis e Araguaia.

“Sempre que a Aprosoja traz para mais próximo do produtor essa informação é muito bom, pois às vezes pode ser um detalhe muito pequeno, mas que lá no campo vai dar um resultado muito grande”, destaca o produtor rural.

Felipe Leonel

Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: [email protected]


Notícias