Café da manhã aproxima diretoria da Aprosoja e deputados estaduais

Café da manhã aproxima diretoria da Aprosoja e deputados estaduais

Ascom Aprosoja

A diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e os deputados estaduais se reuniram nesta quinta-feira (4) em um café da manhã, com o objetivo de estreitar laços com os parlamentares. A data é especial para a associação: hoje são comemorados 11 anos de sua criação. 
 
Para o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, é fundamental que momentos como esse ocorram, para que os deputados entendam o funcionamento da instituição e a importância do agronegócio para o Estado e o país. 
 
“O café da manhã é uma pequena iniciativa, tanto para comemorar essa data tão importante para nossa associação, que vem fazendo a diferença para Mato Grosso, como para nos aproximarmos do parlamento estadual. Completamos 11 anos de muitas conquistas, mas também sabemos que temos desafios pela frente. Precisamos estruturar melhor as condições de produção, a logística, armazenagem, sustentabilidade do sistema e rentabilidade do nosso produtor, por exemplo”, afirmou Dalcin.
 
Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Guilherme Maluf destacou a relevância da Aprosoja ao longo da última década e a necessidade do setor para o Estado. 
 
“Nós precisamos estreitar relação cada vez mais entre a Aprosoja e os parlamentos, não só estadual, mas federal também, e com isso nos entendermos e nos harmonizarmos com o setor para que possamos produzir políticas públicas que venham ao encontro da necessidade da produção. Hoje, a produção é fundamental para a sobrevivência de Mato Grosso. Nós precisamos, sim, trabalhar em conjunto com a Aprosoja, com seus diretores, ouvindo suas demandas e tendo a sensibilidade para entendê-las”. 
 
Logística – Ainda que informalmente, um dos principais temas discutidos durante o café da manhã foi logística. Já como parte dessa política de estreitamento, os deputados Pedro Satélite e Adriano Silva falaram, respectivamente, de rodovia e hidrovia. 
 
Satélite, da região Norte de Mato Grosso, tem estado à frente das audiências públicas realizadas para debater a nova concessão da BR-163. “A Aprosoja tem participado ativamente conosco. Precisamos debater ponto a ponto com a sociedade a concessão, que trará um novo retrato para nossas vias”, diz. 
 
De Cáceres, Adriano Silva por sua vez conta com a parceria da Aprosoja na discussão da hidrovia Paraguai- Paraná, que possui pouco mais de 3.400 quilômetros navegáveis.  
 
“A ideia é fazer com que o poder público acompanhe a iniciativa privada. A logística é uma preocupação para nós, não só pela preservação do meio ambiente, mas também com foco nos custos dos produtos que chegam à mesa do consumidor. Junto com a Aprosoja, o que queremos é fazer estudos de viabilidade. Nós conversamos com o Endrigo e já temos uma audiência pública em Cáceres, no dia 26 de fevereiro. A ideia é, na ocasião, criar uma programação de eventos sobre a hidrovia”, explica Silva. 
 
Insegurança – Coronel da Polícia Militar em Várzea Grande, o deputado estadual Pery Taborelli comentou durante o café da manhã sobre os furtos em propriedades rurais em Mato Grosso nos últimos anos e parcerias que a Assembleia Legislativa pode fazer com a Aprosoja futuramente. 
 
“Eu sugeri para a associação e falei com Endrigo nesta manhã para que possamos discutir por meio de audiências públicas e também da Comissão de Segurança Pública da Assembleia formas de buscar o que temos de melhor no Brasil para coibir essas ações. Podemos associar as boas técnicas que já temos em Mato Grosso com novas para proteger o homem e o patrimônio que está no campo. Hoje, sabemos que os depósitos são atacados, provocando perdas, tanto de vidas quanto de produtos. Nós temos que usar de inteligência e não apenas coibir ou minimizar, mas colocar um ponto final”. 
 

Isa Sousa

Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: [email protected]


Notícias