Balanço: 18º Circuito Aprosoja MT teve como missão mostrar a realidade do agro para mais de 6,2 mil pessoas
Com Richard Rasmussen de porta-voz, Aprosoja MT percorreu 29 municípios para apresentar as ações de preservação ambiental realizadas no setor
Organizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), a 18ª edição do Circuito Aprosoja englobou 29 núcleos da entidade, distribuídos nas quatro regiões do estado. O papel do produtor rural na preservação do meio ambiente foi o tema central do Circuito, que contou com mais de 6,2 mil participantes e esclareceu informações relacionadas ao setor produtivo, ouviu as demandas dos produtores e apresentou projetos desenvolvidos pela entidade.
Em 2024 houve um aumento de 38% no número de participantes em relação ao ano anterior, atingindo 6,2 mil pessoas. A região leste do estado foi a que apresentou o maior público, com mais de 1,8 mil participantes, seguida da região norte, oeste e sul.
O Circuito ocorreu de maio a junho, iniciando pela região norte, no município de Nova Mutum, com o objetivo de mostrar a realidade do agro, que produz e preserva, as palestras foram ministradas pelo biólogo e apresentador Richard Rasmussen.
Lucas Costa Beber, presidente da Aprosoja MT, ressaltou a relevância de estar próximo da sociedade para propagar informações verdadeiras sobre as práticas agrícolas. “Com o circuito, nós ouvimos as demandas dos produtores, apresentamos nossos projetos e levamos a palestra do Richard para desmistificar as falácias relacionadas ao agronegócio", disse.
A delegada do núcleo de Tapurah, Caroline Grendene, enfatizou a escolha de Richard como palestrante. “A Aprosoja MT acertou na mosca ao escolher este palestrante porque atingiu um público diferenciado, mais jovem. É interessante, pois, o Richard desmistifica o agronegócio para esse público que comunica muito e que, às vezes, tem informações equivocadas sobre o nosso setor”, avaliou.
Para Vitória Pressi, produtora rural de Nova Maringá, a escolha do tema e do palestrante também foi assertiva. “O Richard é um profissional com muita experiência, tanto no ramo da fauna, como da flora. A gente espera que essas pessoas com maior influência na mídia no país e no mundo, leve a realidade e a verdade sobre o agro”, conclui Vitória.
Durante as palestras, Rasmussen apresentou dados de preservação do Brasil comparando com outros países e destacou que a realidade do agro é de boas práticas agrícolas e sustentabilidade.
A delegada do Núcleo do Vale do Arinos, Jaqueline Piovesan, destacou a importância do evento para engajar os produtores e estabelecer novas estratégias para o setor. Esta edição também promoveu debates sobre temas relevantes, como a moratória da soja e programas de sustentabilidade e logística.
“Nos sentimos honrados, principalmente neste ano, em que Juara recebe o Circuito pela primeira vez. A realização aqui nesta cidade é uma demonstração do progresso da nossa região e a vinda de diretores da Aprosoja MT é uma forma de engajar os nossos produtores a relatarem as demandas do nosso núcleo”, afirma.
Após percorrer os 29 municípios, o Circuito encerrou, no final de junho, em Cuiabá, com a palestra de Marcos Troyjo, Transformational Leadership Fellow da Universidade de Oxford e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, sobre o cenário global, apresentando os desafios e oportunidades para o agro brasileiro.
O 18º Circuito Aprosoja consolidou-se como um espaço de aprendizado e troca, reafirmando a relevância do agronegócio na economia e na preservação ambiental. A aproximação da Aprosoja MT com seus associados e a população é fundamental para levar informação especializada sobre o dia a dia do campo e as práticas agrícolas.
Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: [email protected]