Aprosoja MT participa do 2º Fórum sobre Ferrovias e a Integração dos Modais em Nova Mutum
Evento discute avanços nos traçados ferroviários e a integração dos modais para o desenvolvimento logístico de Mato Grosso
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), representada pelo seu presidente Lucas Costa Beber, participou do 2º Fórum sobre Ferrovias e a Integração dos Modais, realizado nesta quinta-feira (28.11) em Nova Mutum. O evento reuniu autoridades, investidores e representantes do agronegócio para debater o avanço das ferrovias em Mato Grosso, com foco na integração dos modais e na criação de alternativas logísticas para melhorar o escoamento da produção agrícola do estado.
Em sua fala, o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, ressaltou os benefícios da conclusão da BR-163 para o escoamento da produção e a viabilidade econômica da região norte do estado, reforçando que com as ferrovias, será ainda melhor. “Só com a conclusão que nós tivemos em 2019, da BR-163 ligando aqui o norte do estado a Miritituba, nós tivemos um incremento de praticamente 1/4 de área de produção de soja e milho, e mais de três milhões de hectares, somente pela viabilidade econômica dos municípios do norte”, disse o presidente da entidade.
O vice-governador Otaviano Pivetta também falou sobre os avanços nas discussões sobre as ferrovias e o trabalho realizado para garantir a execução dos projetos. "Desde 2014 nós estávamos com essa conversa de ferrovia, até que nós furamos esse bloqueio. Muitas vezes, querer fazer as três juntas para se juntar no mesmo lugar, acaba não conseguindo nenhuma. Era que isso estava acontecendo, até resolvermos criar a primeira ferrovia estadual e hoje temos o compromisso da Rumo Logística com a população de Mato Grosso", afirmou Pivetta.
Para o prefeito de Nova Mutum, é necessário a união entre as autoridades e a iniciativa privada para fortalecer o desenvolvimento da região. "O estado está vivendo esse grande momento porque tem pessoas que pensam em conjunto e assim vamos fortalecendo nossos municípios e a nossa região", declarou Leandro Félix.
O projeto de expansão da primeira rodovia estadual interliga Rondonópolis a Lucas do Rio Verde com ramal para Cuiabá. De acordo com o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, a ferrovia vai melhorar a competitividade do setor agrícola ao diminuir a dependência do modal rodoviário. "Não só o agronegócio, mas toda a cadeia produtiva vai se beneficiar desse grande empreendimento. Este evento nos aproxima cada vez mais da concretização desse projeto", apontou Vaz.
Por fim, o deputado estadual Diego Guimarães enfatizou a importância da atuação conjunta entre o Legislativo e o Executivo para viabilizar projetos que favoreçam a logística e o desenvolvimento do estado. "Os 24 deputados estaduais são comprometidos em viabilizar a logística. Não é atoa que foram aprovados três projetos para viabilizar as ferrovias para o escoamento da produção", afirmou o deputado.
O fórum, que contou com a presença de diversos especialistas e investidores, serviu para discutir propostas estratégicas para a instalação de sistemas industriais e tecnológicos ao longo dos futuros traçados ferroviários, com o objetivo de potencializar a integração entre os modais e otimizar o escoamento da produção agrícola e industrial do estado.
A Comissão de Logística da Aprosoja MT tem levantado as necessidades dos produtores e buscado junto às autoridades pela viabilização de projetos que melhorem a condição das estradas, além de acompanhar de perto as obras das ferrovias que estão sendo construídas no estado. A expectativa é de que quando as ferrovias forem concluídas, o estado possa expandir sua produção e alavancar ainda mais a economia.
Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta; o secretário de estado de desenvolvimento econômico, César Miranda; o prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix; o vice-prefeito de Nova Mutum, Alcindo Uggeri; o deputado estadual Diego Guimarães; o presidente da Câmara Municipal de Nova Mutum, Zé da Paixão; o presidente da MT Par, Weber Santos; e o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz. Também participaram do evento representantes da Rumo Logística, além de investidores e entidades do setor agropecuário.
Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: [email protected]