Aprosoja completa dez anos trabalhando ao lado do produtor rural de Mato Grosso

Aprosoja completa dez anos trabalhando ao lado do produtor rural de Mato Grosso

Aprosoja

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) completou em fevereiro dez anos de atividades. A entidade representa, atualmente, cerca de cinco mil produtores de soja e milho do Estado.

No início de 2005, a Aprosoja foi constituída. "Em uma época de crise iminente, os produtores rurais não estavam encontrando quem falasse por nós e levasse as cobranças para as autoridades", conta Rogério Salles, primeiro presidente da Aprosoja. "Criamos uma entidade não só para enfrentar o problema pontual, mas com visão de encontrar alternativas para um negócio mais sustentável e menos dependente do "humor" do mercado", finaliza. 

O caminho desde então foi de muito trabalho, desafios e conquistas importantes para o setor. “Nestes dez anos, conseguimos a valorização do produtor rural em Mato Grosso e no Brasil. Foram anos de construção de uma entidade forte e de peso nas discussões nacionais”, diz Ricardo Tomczyk, presidente da Aprosoja.

A associação foi fortalecida em 2006, quando houve uma grande crise, com quebra na safra devido ao clima e preços baixos para a soja. Os produtores mato-grossenses se uniram para chamar a atenção dos governos federal e estadual e da sociedade para a situação crítica.

As discussões sobre o sistema produtivo sustentável, o Código Florestal, a logística, as políticas agrícolas, são recorrentes na associação. As equipes técnicas e os associados, presentes em reuniões de comissões e em assembleias, delimitam temas essenciais para o futuro do agronegócio. Por este trabalho, atualmente a Aprosoja se firma como uma das maiores entidades de representação do Estado, uma das grandes representantes do agronegócio em nível nacional e com destaque internacional.

Para Tomczyk, a diretoria entrosada, os delegados fazendo seu papel com a base de associados no interior do Estado e uma equipe de colaboradores afinada fazem a diferença. “Estamos só começando. Muitos anos virão e outros tantos desafios serão postos e estamos prontos para mais conquistas”, finaliza Ricardo Tomczyk.

Futuro – Para os próximos anos, a diretoria da Aprosoja discutirá a sustentabilidade do sistema produtivo. “Há algumas safras percebemos que usamos todo nosso potencial tecnológico, mas não há aumento significativo de produtividade. Precisamos rever a forma que estamos produzindo, os materiais e os agroquímicos que estamos utilizando, bem como o manejo adequado, para chegar ao máximo”, diz Tomczyk.

A provocação de entidades de pesquisa e governos será a estratégia da Aprosoja para que o agronegócio de Mato Grosso continue sustentável e viável para todos os envolvidos. 

Priscilla Vilela

Assessoria de Comunicação
Telefone: 65 3644-4215
Email: [email protected]


Notícias