CTECNO - Centro Tecnológico Aprosoja-MT

Para fazer frente aos inúmeros desafios experimentados pelo setor produtivo mato-grossense no que diz respeito a pragas agrícolas, doenças de plantas e ao manejo de solo, a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), juntamente com o IAGRO, desenvolve desde 2016 pesquisas científicas em área experimental. O objetivo principal dos experimentos estudados é de viabilizar a adoção de novas tecnologias para os produtores de sementes e grãos do estado, tendo como foco o aumento de produtividade, rentabilidade e segurança sanitária para diversas culturas, além de soja e milho.

CTECNO PARECIS

Conhecido antigamente como CAD-Parecis, o projeto está instalado em Campo Novo do Parecis-MT. Essa estação experimental possui aproximadamente 86 hectares agricultáveis, somado a uma área de 5.600 m2, onde são conduzidas atividades de pesquisa em solos que apresentam como característica principal a variação da textura entre média e arenosa - 35 a 10% de argila. Nessa condição, é possível realizar trabalhos em ambientes distintos, dentro de uma mesma área, e até mesmo, comparar manejos em função do ambiente de produção. O foco principal nessa área está em: estratégias de manejo e correção do solo, desempenho agronômico de cultivares/híbridos, plantas de cobertura, calibração das adubações para as culturas de soja e milho, e, estudos das respostas das culturas ao ambiente de produção.

CTECNO ARAGUAIA

O projeto está instalado no município de Nova Nazaré-MT e começou a ser estruturado em 2021/22, com aquisição da área pela Aprosoja-MT. Essa estação experimental possui aproximadamente 220 hectares agricultáveis, sendo 80 hectares utilizados atualmente para o desenvolvimento de pesquisas em solo com alto teor de silte. No estado de Mato Grosso, há ocorrência de solos com alto teor de silte na região que vai deste o munícipio de Água Boa até Poconé e Cárceres, passando pelas regiões de Paranatinga e Planalto da Serra. Nessa condição, é possível realizar trabalhos em ambientes com potencial para expansão agrícola e, implantação das culturas tanto em primeira quanto em segunda safras, com foco em: descompactação do solo, estratégias de correção da acidez, calibração das adubações, Plantabilidade/mecanização e manejos em função do ambiente de produção.

VISITA TÉCNICA - CTECNO

A Aprosoja-MT promove quatro vezes ao ano Visitas Técnicas nesses Centros Tecnológicos entre os meses de janeiro/fevereiro, e, abril/maio, em ambos os CTECNOs. No começo do ano, as visitas tem como foco os experimentos em relação à cultura da soja, enquanto que, nos meses de abril e maio, o foco passa a ser milho e culturas alternativas de segunda safra. O evento é direcionado aos produtores e possui abertura também ao público geral. Nos últimos dois anos de Visita Técnica, passaram pelas Estações de Pesquisa mais de 1500 pessoas.

A rodagem pelos campos experimentais é realizada com visita guiada pelos pesquisadores responsáveis pela área e, ao todo, somam-se mais de 40 experimentos conduzidos entre as duas Estações de Pesquisa (Parecis e Araguaia). Além da visita guiada, pesquisadores e consultores renomados são convidados a palestrar trazendo informações importantes quanto aos desafios do manejo em relação à safra que está sendo apresentada aos participantes.