PERÍODO
Lançado em 2015
ÁREA DE ATUAÇÃO
Mato Grosso
OBJETIVOS
- Padronizar a classificação de grãos em Mato Grosso
- Definir as Boas Práticas de Classificação de Grãos para o mercado de soja e milho
- Garantir critérios para uma classificação de grãos justa e imparcial
- Orientar sobre os procedimentos corretos de classificação
- Esclarecer dúvidas em caso de divergências na classificação
- Fortalecer as cadeias produtivas de soja e milho em Mato Grosso
DESCRIÇÃO
Na comercialização de produtos como a soja e o milho, ocorre a classificação de grãos - momento em que se determina a qualidade do grão. Esse processo tem por base análises específicas e por comparação entre a amostra analisada e os padrões oficiais aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
No entanto, mesmo existindo a legislação que a regulamenta, a classificação de grãos no estado de Mato Grosso continua com problemas, como a falta de transparência nos procedimentos executados, o que prejudica as operações comerciais.
Em 2015, a Aprosoja inova e desenvolve o Programa de Boas Práticas de Classificação de Grãos - Soja e Milho, para verificar se as empresas compradoras no estado de Mato Grosso estão aplicando os parâmetros e procedimentos indicados durante a classificação.
O projeto Classificador Legal foi implementado em 2017, através da oferta de classificadores de grãos profissionais, que estão disponíveis nas quatro regiões do Estado e atuam promovendo a mediação confiável e idônea na classificação de grãos, fazem cumprir a Legislação e suas Instruções Normativas no Estado do Mato Grosso e promovem a arbitragem da classificação promovendo a transparência e boas práticas na relação com os parceiros do Associado da Aprosoja.
Para mais informações:
Jerusa Rech: [email protected]
Ou procure o delegado coordenador do seu Núcleo.